quarta-feira, 8 de junho de 2011

8/30 do desafio + Compulsão bateu a minha porta + pesagem oficial

To bem decepcionada comigo hoje, ontem bateu aquela maldita compulsão - queria comer tudo q viesse a minha frente, conseqüência: 


1. Comi ao invés de 2 chocolatinhos manipulados (depois conto deles) comi 6 e acordei cheia de gases.
2. Comi um saco cheio e SOZINHA de pipoca de microondas, era light mas nao importa!
3. Comi um pacote de biscoito recheado, era aquela de farinha integral mas tb nao importa!


Jantei uma sopa de legumes, mas nao tira a proeza da JACADA! E essa foi pura compulsao mesmo... bom zerei meu contador, agora estou com ZERO DIAS SEM COMPULSAO. :( 
Coincidentemente, o Dr. Tommaso enviou um texto sobre isso, vou postar ali embaixo: 

PESAGEM OFICIAL: 84,6



Texto do Dr. Tommaso:


TRATAMENTO DA COMPULSÃO ALIMENTAR- EMAGRECIMENTO






     Nos tratamentos atuais para emagrecer deve haver preocupação com o diagnóstico de um tipo de obesidade caracterizada por alteração compulsiva do comportamento alimentar.
     Segundo estudos existentes, a percentagem de pessoas que procuram emagrecimento e que tem compulsão alimentar varia de 25 a 56 %.

     Obesos compulsivos devem ser tratados diferentemente daqueles que simplesmente “comem demais”. Aqueles que apresentam compulsão alimentar devem ter uma abordagem terapêutica que focalize o comportamento compulsivo prioritariamente ou tornar-se-ão refratários à perda permanente de peso, quaisquer que seja a orientação nutricional.

     O obeso compulsivo apresenta, em curto prazo, uma perda de peso significativamente maior em uma restrita dieta hipocalórica. Porém, tão logo apareçam os “ataques de comer”, o ganho será exponencialmente maior e mais rápido que aqueles que não tem o problema.

     Além disso, este tipo de obesidade apresenta associação muito mais elevada com outros problemas psicológicos, como depressão, distimia, transtornos de ansiedade, transtornos de personalidade, dificuldades sociais e afetivas, baixo controle de impulsos, maior prejuízo da auto-estima, acentuada dificuldade para resolução de problemas, tornando-se fundamental o diagnóstico precoce da presença da compulsão.

     Este tipo de gordo apresenta um início mais precoce da obesidade, maior envolvimento em um sem número de dietas, inúmeros abandonos, grande flutuação de peso durante a vida e um gasto muito maior de tempo em vãs tentativas de emagrecimento durante toda sua existência.
    
     Qualquer tratamento que foque apenas a perda de peso mediante dieta hipocalórica será fadado ao insucesso. Mais do que isso, a perda de peso deverá ser conseqüência do controle do comportamento alimentar, que permitirá a re-orientação nutricional.

     A Psicoterapia Comportamental e Cognitiva é utilizada no controle do comportamento alimentar, na identificação dos fatores que precipitam o “ataque de comer”, aos sentimentos relacionados, na dificuldade de resolução de problemas que estes pacientes apresentam, até a aquisição de habilidades sociais que lhes permitam rever relacionamentos, habitualmente pobres, e, especialmente no tratamento dos outros transtornos psicológicos associados e que foram mencionados anteriormente.

     O diagnóstico precoce, o tratamento adequado do comportamento alimentar, permitirá o controle adequado e possibilitará a conseqüente aderência ao tratamento médico-nutricional, necessário,  mas não suficiente.



                                    Dr. Marco Antonio De Tommaso
-          Psicólogo do e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
-          Atuou no IPQ HCUSP em pesquisa e atendimento
-          Credenciado pela Assoc Brás para Estudo da Obesidade
-          Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
-          Psicólogo da Agência  L’Equipe de modelos
-          Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br/estilo

(11) 3887 9738                        tommaso@terra.com.br                          www.tommaso.psc.br

4 comentários:

  1. Oi amiga, vamos lá comece tudo denovo, com força totalllllllllll, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oieee, vim te agradecer o carinho la no meu blog, e to aqui pra dizer que esteou com você nesse momento de tranformação, tava lendo seu post, nao desanima não sei que tem dia que é barra mesmo segurar essa tal da compulsão, mais sei que você vai se levantar rapidinho, e recuperar o preju ta bom não desanima não to com você conte comigo nem que seja com um recadinho ok beijos se cuida.

    ResponderExcluir
  3. Oi...

    é exatamente assim que me sinto de vez em quando!
    Credo!

    Mas não desiste não... por favoooooor!

    Dani
    http://adeus-obesidade.blogspot.com

    beijão

    ResponderExcluir

Minha lista de incentivadoras!!